Blog

Impressão segura

Um dos requisitos mais importantes no mercado de impressão, sem dúvida nenhuma é a impressão segura. Conheça uma pouco mais dessa tecnologia.

Aliando equipamentos de última geração e softwares MPS (gerenciamento de Impressão), a impressão segura, como o próprio nome diz, estabelece padrões de segurança e autenticação rígidos e permite o gerenciamento de quando, como e quem estará habilitado para liberar impressões, independentemente em qual setor o equipamento esteja alocado.

Com volumes de impressões cada vez mais altos e controles rígidos de gastos de documentos e uso de suprimentos, a impressão segura permite garantir que as informações ou dados enviados para uma impressora sejam de fato liberados para o usuário pré-definido e devidamente autenticado.

MAS COMO FUNCIONA O PULL DE IMPRESSÃO?

Além de permitir um controle de tudo que pode ser ou não impresso, é importante salientar que além de segurança de dados e confidencialidade, os registros de usuários ficam todos armazenados num banco de dados e criptografados num servidor, que só permitirá a liberação de documentos impressos quando estes forem devidamente habilitados e quando solicitados.

Essas liberações podem ser gerenciadas ou aplicadas em diferentes necessidades e conforme a quantidade de usuários ou departamentos. Toda autenticação de usuário permite adequar cotas e administrar o que pode ou não ser impresso, dependendo é claro dos níveis de usuários que estarão habilitados pela companhia.

As autenticações podem ocorrer através:

Via Software: Interface web, onde o próprio usuário através de senha, conseguirá acesso aos drivers e enviar as suas impressões. As cotas e perfis são gerenciados por um administrador.

Na própria MFP: A autenticação ocorre no painel do equipamento, através de PIN ou recurso de aproximação NFC, se disponível.

Leitor de Cartão: Este é muito comum em departamentos, pois a leitura ocorre com o uso de crachás onde serão habilitadas todas as cotas de acordo com os perfis e usuários devidamente cadastrados pelo administrador.

Uma outra opção, principalmente em impressoras que não dispõem de tela Touch, é embarcar um Tablet no console do equipamento que permitirá o acesso e autenticação para liberação de documentos que deverão ser impressos.

Todo este Pull Printing tem como finalidade restringir acesso aos equipamentos e documentos que deverão ser impressos. Além de eliminar desperdício de trabalhos impressos que ficam abandonados nos equipamentos, permite que documentos sejam liberados apenas para os usuários devidamente autenticados.

Outra grande vantagem deste sistema, é que com departamentos cada vez mais amplos e maior números de impressoras, permite que a autenticação ocorra em qualquer setor ou impressora disponível ou mais próxima do usuário, pois toda a liberação do arquivo fica retida no servidor até que este seja autenticado seja por senha ou por aproximação.

VANTAGENS DO PULL PRINTING

  • Automatizar, criar regras e níveis de usuários habilitados para acesso a dados sigilosos;
  • Eliminar riscos de vazamentos de informações, inibindo usuários de má fé;
  • Evitar falhas de segurança e ter controle absoluto dos dados que deverão ser acessados na rede e liberados para impressão.

Lembre-se que o ativo mais precioso de uma companhia são seus dados e nem todos deverão ter acessos a essas informações que devem ser restritas ou acessadas e liberadas quando houver necessidade.

Mercado Financeiro, engenharia e governo são alguns exemplos que possuem contratos sigilosos e que não devem estar expostos sob pena de infligir regras e políticas de privacidade. O Pull Printing é um mecanismo eficaz no controle e gerenciamento de todas as informações e seus setores, criando uma vigilância redobrada e eficiente.

Segurança de informação hoje é um requisito obrigatório para grandes Contratos de Outsourcing, pois visa contribuir com redução de custos de impressão, ter vantagem competitiva, controlar segmentos distintos e que exigem atenção redobrada.


Em nossa Loja Virtual, temos os equipamentos necessários para aquisição para a impressão segura ou na modalidade de Locação.

Entre em contato com nossa área comercial.

Fonte parcial: Distribuidor Autorizado Brother e Samsung

WhatsApp