Blog

Conheça a História da Marca: Brother

Imprima, copie, corte, crie e organize com as ferramentas e soluções que o mundo aprovou através dos avançados produtos da marca japonesa BROTHER, que tem o compromisso de oferecer ao consumidor a última palavra em tecnologia, em qualquer dos segmentos que atua, quer seja na solução de impressão e comunicação, na moda ou na indústria de transformação. 
A história 
Em boa parte do mundo quando se fala em FAX, a primeira marca que vem a cabeça é BROTHER. Apesar do nome em inglês, a história dessa empresa começou do outro lado do mundo, em 1908 no Japão, quando o senhor Kanekichi Yasui, com a ajuda de seus irmãos, fundou na cidade de Nagoya a empresa Yasui Sewing Machine para reparar máquinas de costura, voltadas para o segmento industrial. Na década de 1920, Masayoshi Yasui herdou a empresa e mudou seu nome para Yasui Brother’s Sewing Machine Co. Porém, foi somente no ano de 1928, que a marca BROTHER seria estabelecida e introduzida no mercado. A empresa iniciou a produção de máquinas de costuras domésticas somente no ano de 1932. Dois anos mais tarde, exatamente no dia 15 de janeiro, foi incorporada a Nippon Sewing Machine Manufactoring Company, empresa que daria origem a Brother Industries que conhecemos hoje.
Com o passar dos anos a empresa cresceu e experimentou um período de expansão, criando a divisão de vendas em 1941, iniciando as exportações de máquinas de costura em 1947, e inaugurando os primeiros escritórios de vendas nos Estados Unidos em 1954 com o estabelecimento de uma subsidiária. Era o início de um forte período de internacionalização da marca BROTHER. Foi neste mesmo ano também, que a empresa ampliou seu portfólio de produtos, passando a produzir pequenos utensílios eletrônicos domésticos como ventiladores e máquinas de lavar. Em 1958, foi a vez de se estabelecer no continente europeu, com a inauguração de uma subsidiária na cidade de Dublin na Irlanda.
Em 1961, a empresa iniciou a diversificação de suas atividades e começou a produzir e desenvolver máquinas comerciais como caixas registradoras, máquinas de escrever e calculadoras. A empresa adotou o nome Brother Industries Ltd. oficialmente somente no ano seguinte, e no final da década, em 1968, chegou ao mercado brasileiro. Foi somente em 1971 que a marca ingressou no segmento de impressão, no qual ficaria conhecida, com o lançamento da impressora matricial mais rápida da época. No restante desta década, a BROTHER começou a diminuir a produção de pequenos eletrodomésticos para se dedicar ao desenvolvimento e produção de produtos para impressão e comunicação. No início da década de 1980, as primeiras máquinas de escrever eletrônicas foram introduzidas no mercado. Com isso, a empresa se tornou patrocinadora e fornecedora oficial de máquinas de escrever eletrônicas dos Jogos Olímpicos de 1984, realizados em Los Angeles, o que gerou grande visibilidade mundial para a marca japonesa. Este acontecimento foi de extrema importância para a BROTHER pavimentar seu caminho como uma marca global.
O ano de 1987 foi um dos mais importantes em sua história, com o início da produção dos aparelhos de fax e das impressoras a laser, além do ingresso no segmento de aparelhos para comunicação. Rapidamente os aparelhos de fax e impressoras com a marca BROTHER ganharam reputação no mercado, tendo um grande volume de vendas e tornando-se dispositivos de comunicação fundamentais para empresas e governos. Nesta época, dificilmente algum grande escritório ou empresa não possuía equipamento da marca japonesa. No ano seguinte, inaugurou no Japão o primeiro “Brother Shipping Center” (centro de exportações), além de ingressar no segmento de artigos eletrônicos de papelaria e lançar suas primeiras máquinas rotuladoras. As primeiras impressoras à jato de tinta (inkjet) começaram a ser produzidas pela empresa no ano de 1992. Dois anos mais tarde, atingia a marca de 30 milhões de máquinas de escrever produzidas desde o lançamento. Em 1995 a BROTHER lançou no mercado um aparelho revolucionário: a primeira máquina multifuncional, que englobava em um só aparelho FAX, impressora, scanner e copiadora.
Com a chegada do novo milênio, a BROTHER alcançou números históricos e significativos, como quando a produção de fax atingiu a marca dos 20 milhões de unidades em 2002, atestando a qualidade e competência da marca japonesa em tornar este aparelho popular e um verdadeiro sucesso no mundo inteiro. Em 2013, a marca japonesa voltou a revolucionar o mercado com o lançamento da ScanNCut, primeira máquina de corte do mundo com scanner integrado e 840 desenhos na própria memória. O grande sucesso do produto reside no seu scanner embutido de 300 DPI, tornando a única máquina de corte que digitaliza uma imagem, foto ou desenho feito a mão, permitindo o corte preciso das formas e contornos, sem a necessidade de um computador, software ou cartuchos caros.
Nos dias de hoje, como um dos mais destacados fabricantes mundiais de equipamentos de comunicação, a BROTHER desenvolveu, e continua desenvolvendo, uma variedade de produtos para facilitar e tornar mais eficiente a comunicação entre pessoas e empresas, oferecendo os equipamentos de fax, impressoras e multifuncionais mais completos do mercado – com tecnologia laser ou jato de tinta, monocromáticos ou coloridos, com alimentação automática de papel ou modelos tipo “flatbed”. Dessa forma, de acordo com a necessidade do usuário, a BROTHER oferece sempre uma ótima alternativa de gerenciamento de informação, com excelente relação custo-benefício.
A linha do tempo 
1954 
● Lançamento de uma máquina de lavar portátil, sendo o primeiro eletrodoméstico da marca do mercado. 
● Lançamento da primeira máquina de confecção de malhas para uso doméstico. 
1956 
● Lançamento do primeiro ventilador com a marca BROTHER. 
1961 
● Lançamento da primeira máquina de escrever. 
1963 
● Lançamento do primeiro aspirador de pó. 
1964 
● Lançamento da primeira caixa registradora manual. 
1965 
● Lançamento da máquina de overlock. 
1966 
● Lançamento da primeira calculadora eletrônica. 
1968 
● Lançamento da primeira calculadora de alta velocidade elétrica. Esta máquina possuía ainda a função de impressão, dando a possibilidade de ver a conta efetuada no papel. 
● Lançamento da máquina de costura elétrica. 
1973 
● Lançamento do primeiro forno microondas da marca japonesa. 
1977 
● Lançamento do teclado de computador. 
1979 
● Lançamento da primeira máquina de costura japonesa computadorizada. 
1982 
● Lançamento da máquina de escrever eletrônica portátil. 
1987 
● Lançamento dos primeiros aparelhos de FAX e das primeiras impressoras a laser monocromáticas. 
1989 
● Lançamento da primeira copiadora totalmente colorida. 
1992 
● Lançamento do primeiro aparelho de karaokê. 
1995 
● Lançamento da primeira máquina para fazer etiqueta japonesa, que podia ser conectada a um computador. 
1997 
● Lançamento da primeira máquina multifuncional digital colorida com preço abaixo de US$ 1.000. 
1998 
● Lançamento da primeira linha de papeis especiais para impressão. 
1999 
● Lançamento da primeira impressora colorida portátil e móvel que podia ser conectada a qualquer computador. 
2002 
● Lançamento do aparelho de fax com telefone sem fio. 
2003 
● Lançamento da máquina multifuncional com telefone sem fio.
Campanhas que fizeram história 
Foi-se o tempo em que somente a qualidade na impressão era o requisito mais importante para o consumidor definir a compra da impressora de tal marca. Além da economia, haja vista o exorbitante preço dos cartuchos, a qualidade de pós-impressão, entenda-se o tempo e a qualidade da tinta no papel, também são fatores que o consumidor leva em conta na escolha da marca para comprar uma impressora. E a marca BROTHER, uma das mais conceituadas no segmento de impressão, lançou no final de 2006 a tecnologia Innobella para suas impressoras da linha DCP-330. Esta tecnologia apresentava uma fórmula química, que ao ser impressa em papel adequado, alcançava uma precisão única em termos de qualidade de impressão, sendo extremamente resistente à perda rápida da cor devido à ação da luz e do ozônio. Em outras palavras: as cores duravam muito mais tempo no papel. E baseada neste posicionamento a agência Duval Guillaume da Bélgica criou uma campanha com forte conceito e uma pitada do típico humor britânico.
Com a assinatura “Colors that stay longer”, a campanha composta por material impresso e um comercial para televisão, “humaniza” as famosas cores Ciano, Yellow e Magenta, em uma situação hilária em um típico pub inglês. 
  
A evolução visual 
O logotipo da marca japonesa passou por remodelações ao longo dos anos. A principal alteração ocorreu em 1982, quando a marca adotou uma nova tipografia de letra e a cor azul. Esse logotipo passou por uma pequena mudança em relação ao tom de azul e o posicionamento do slogan.
Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1908 
● Fundador: Kanekichi Yasui 
● Sede mundial: Nagoya, Japão 
● Proprietário da marca: Brother Industries Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1963) 
● CEO & Presidente: Toshikazu Koike 
● Faturamento: US$ 6.6 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: US$ 420 milhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: US$ 5.3 bilhões (fevereiro/2017) 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 36.300 
● Segmento: Equipamentos de comunicação 
● Principais produtos: Aparelhos de fax, impressoras, copiadoras, multifuncionais, scanners e máquinas de costura 
● Concorrentes diretos: XeroxRicohHPEpsonLexmark, Oki, ToshibaSinger e Janome 
● Ícones: O aparelho de FAX 
● Slogan: At your side. 
● Website: www.brother.com.br 
 
A marca no mundo 
Atualmente a BROTHER, que está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, sendo líder em multifuncionais laser na Europa e Estados Unidos, produz uma extensa linha de produtos como as tradicionais impressoras, multifuncionais, copiadoras, scanners, máquinas de escrever, máquinas de costura (industriais e domésticas), impressora de etiquetas e acessórios como cartuchos e papéis. A empresa tem mais de 20 fábricas espalhadas pelo mundo. A empresa emprega mais de 36.000 pessoas e faturou US$ 6.6 bilhões no ano fiscal 2015/2016. 
Você sabia? 
● Entre 1987 e 1999, a marca BROTHER foi patrocinadora do tradicional clube de futebol inglês Manchester City. Este investimento fez com que a marca japonesa aumentasse ainda mais seu reconhecimento no continente europeu. 
● Desenvolvidas com tecnologia inovadora, as impressoras laser da BROTHER são rápidas, robustas e oferecem praticidade no manuseio de papel, avançado gerenciamento de memória, nítida qualidade de impressão, eficiência no consumo de energia, além de baixo custo de aquisição e de impressão. 
Fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

WhatsApp