Blog

Como descartar cartuchos vazios de impressoras de forma correta

Os cartuchos de impressoras podem poluir o meio ambiente se forem descartados no lixo comum. Descartar os cartuchos vazios em lixeiras comuns, junto com resíduos orgânicos, pode poluir áreas e afetar o meio ambiente.

Isso acontece por causa dos resquícios de tinta e corante que permanecem no material. Então, a dica é descartar na lixeira vermelha da coleta seletiva, já que a principal composição do cartucho é o plástico.

MCATEC, recolhe os insumos vazios dos clientes de contratos.

Para ajudar os clientes e demais consumidores, algumas marcas oferecem serviços de retorno ou coleta desse material, de forma mais segura. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados, caso sua impressora não tenha essa função de reciclagem.

Confira algumas dicas de como jogar fora os cartuchos vazios, sem prejudicar a natureza.

Marcas com reciclagem de cartuchos:

A forma mais simples e gratuita de descartar os cartuchos vazios é conhecer a política de reciclagem da empresa fabricante. Confira o procedimento para algumas marcas que oferecem esse tipo de suporte para os consumidores:

BROTHER

A marca também tem pontos de coleta para o descarte corretos de suprimentos e equipamentos, incluindo os cartuchos de tinta, com o projeto Brother Earth.

A Brother ainda coloca à disposição dos utilizadores um serviço de recolha de consumíveis usados para colaborar com o meio ambiente mediante a sua reciclagem. O processo é diferente caso queira reciclar até 4, entre 4 e 12 ou mais de 12 toners.

Este programa de reciclagem é apenas para consumíveis originais Brother. Não podemos reciclar consumíveis de outros fabricantes ou compatíveis. Nesses casos, sugerimos que contacte diretamente com eles.

Para isso é necessário consultar o site do fabricante e escolher sua opção.

HP

Para começar, a HP oferece duas alternativas gratuitas: a primeira é o retorno, com entrega do material vazio em lojas autorizadas. As filiais estão espalhadas por diversas cidades brasileiras e abrangem supermercados, lojas de informática, de multimídia e mais. A segunda opção é a coleta no local, com agendamento prévio pelo site.

A marcação demora até 10 dias úteis e o mínimo é de 5 cartuchos de toner ou tinta. A entrega deve ser feita em uma caixa de papelão ou do próprio cartucho. O material é enviado para reciclagem.

SAMSUNG

A Samsung também tem um serviço de coleta para os cartuchos usados em impressoras ou multifuncionais da marca.

Para isso é necessário fazer enviar um e-mail: log.reverse@samsung.com ou acessar o site para demais informações.

EPSON

Usuários com equipamentos de cartuchos da Epson têm suporte para coleta e reciclagem de suprimentos que não são mais necessários para o consumidor.

No Brasil estão distribuídos pontos para a entrega do cartucho vazio, sendo necessário preencher uma declaração com dados pessoais para a doação do material que não usa mais para destinação ambiental adequada.

LEXMARK

A Lexmark conta com um programa de preservação ambiental na qual propõe a devolução dos cartuchos vazios, que terão um fim adequado.

Para isso, é necessário entrar em contato com o e-mail “planeta@lexmark.com” para o reaproveitamento das peças em reciclagem, por meio da parceira com a empresa DescarteCerto.

Empresas especializadas em coleta

Algumas empresas são especializadas em fazer coletas de materiais, para reciclagem ou descarte apropriado.

Um exemplo é a DescarteCerto, que trabalha com diversos materiais, inclusive os cartuchos de tinta. Estão distribuídos pontos de coleta para os consumidos em diversos estados do Brasil e em parceria com fabricantes.

fonte parcial: Tech Tudo

WhatsApp